• Informações
  • Característica Técnica

A trilha do Pico da Tijuca te leva ao ponto mais alto da Floresta da Tijuca, e o segundo mais alto do Rio de Janeiro. Localizado no Parque Nacional da Tijuca, a trilha possui cerca de 6 km (Ida e Volta) e 1021 metros de altitude.
O visual do cume é perfeito para conhecer um pouco do Rio de Janeiro, podendo avistar a Zona Norte do Rio, Baixada, Região Serrana, Zona Sul e Zona Oeste, além de apreciar os principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.
O pico da Tijuca possui 1021 metros de altitude se tornando o segundo ponto mais alto da Cidade do Rio de Janeiro, e o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca, a trilha possui cerca 2,7km do Bom Retiro até o cume, logo na entrada da Trilha (Bom Retiro), você encontra banheiros e ponto de água, também conta com um local para estacionamento. (Fechado no momento)
A trilha é considerada tranquila, pois não possui grandes obstáculos e foram feitos manejos na trilha, deixando o a mais suave e menos íngreme, e próximo ao cume, iremos apreciar um outro mirante, o Tijuca Mirim que possui 917 metros de altitude, é um ótimo lugar para apreciar o visual e fazer um lanche esperto, logo em seguida iremos alcançar o Crux da Trilha (Ponto de maior dificuldade), a famosa escadaria do pico da Tijuca, uma escada com 117 degraus, talhados na rocha, que segundo os historiadores, ela foi feita em homenagem ao Rei da Bélgica, Alberto I, um montanhista que iria visitar o Brasil, o então Presidente da República Epitácio Pessoa mandou talhar a escadaria, para receber o Rei Montanhista em 1920, mas como todo montanhista, achou um absurdo essa violência com a natureza, e decidiu não utilizar a escada, e subiu escalando a rocha, e chegando ao cume, temos um visual incrível da Cidade Maravilhosa.

Localização: Parque Nacional da Tijuca (PNT)

Distância total: 6 km

Altitude Máxima: 1021 metros

Duração total: média de 5 horas

Esforço físico: moderado

Tipo de Terreno: trilha pouco acidentada e com lance de escada talhada na Rocha (Final da Trilha)

Orientação: trilha marcada e com algumas sinalizações.

Exposição ao perigo: poucos lances com exposição a altura.

Exposição ao sol: Pouca exposição ao Sol

 

Parque Nacional da Tijuca
Horário de funcionamento: das 08:00 às 17:00
Obs.: Algumas trilhas no parque, possuem horários para subida diferente, Pico da Tijuca e Bico do Papagaio a subida é até as 15:00 horas.