• Visão geral
  • Resumo da viagem
  • Incluso na viagem
  • Excluído da viagem
  • Avaliações
  • Reservar
  • Perguntas Frequentes

A travessia da Serra Fina é considerada por muitos como a mais difícil do Brasil e uma das travessias mais clássicas, sendo desejada por todos os montanhistas. É um trekking técnico e que necessita de um bom condicionamento físico (não sendo recomendado para iniciantes). A travessia tem duração de 4 dias (Modo Clássico), com 3 pernoites em camping selvagem. Nessa expedição temos poucos pontos de abastecimento de água, sendo necessário carregar uma média de 5 litros de água por dia, onde teremos que utilizar para beber, e preparar a comida, por esse motivo é preciso ter uma boa logística para poder aproveitar ao máximo está linda travessia.​

 

Localizada na Serra da Mantiqueira entre os municípios de Passa Quatro/MG e Itamonte/MG, a travessia recebe esse nome, “Serra Fina” pois em alguns trechos percorremos cristas de até 1 metro de largura, e em diversos pontos andamos nas cristas das montanhas. Percorremos vales e montanhas e em alguns pontos temos a vegetação bem fechada. Essa linda travessia tem suas peculiaridades, como um grande ganho de altitude (saindo de 1500m e chegando a 2798m de altitude), poucos pontos de abastecimento de água, temperaturas baixas no inverno (chegando fácil a temperaturas negativas à noite), poucos pontos para camping (principalmente na temporada de montanha, período em que temos um grande número de pessoas). Outro ponto interessante é que neste trekking conquistamos alguns dos pontos mais altos do Brasil, como a Pedra da Mina, o 4º ponto mais alto do Brasil com 2798m e o 10º ponto o Pico dos Três Estados com 2665m, este último faz divisa com os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Ainda passamos pelo cume do Capim Amarelo (2491m) e o Cupim de Boi (2543m). Durante a travessia podemos avistar outras montanhas famosas como o Marins e Itaguaré, Agulhas Negras e algumas montanhas do Parque Nacional de Itatiaia.

 

Curiosidade:
A Serra Fina recebe esse nome pois em vários momentos da travessia andamos pelas cristas das montanhas e algumas delas chega a ter apenas 1 metro de largura.
 
Sobre a Serra da Mantiqueira
Com cerca de 500 km de extensão e cortando 3 estados Brasileiro, e abrigando 5 dos 10 pontos culminante do Brasil, a Serra da Mantiqueira é um dos principais destinos para os montanhistas, em busca de desafios, superação, conexão com a natureza, as motivações são inúmeras, a serra possui algumas APAs( Área de Proteção Ambiental) e abriga o primeiro Parque Nacional a ser criado(Parque Nacional de Itatiaia).
A serra da Mantiqueira é composta de Mata Atlântica e campo de altitude e sua fauna é bem diversificada.
 
Pedra da Mina
Considerada o 4º ponto mais alto do Brasil, com 2798 metros de altitude. a pedra da Mina faz parte da travessia Serra Fina e você também pode acessar esse cume por outra trilha, sem precisar fazer a travessia completa.
O cume da Pedra da Mina possui um camping, ideal par assistir ao Pôr do Sol e o Nascer do Sol.
 
Pico dos Três Estados
Outro cume conquistado, é o Pico dos Três Estados, que literalmente faz divisa com Três Estados (SP, MG, RJ).
O Pico também está na lista das 10 maiores montanhas do Brasil, e ocupa a 10º posição com 2665 metros de altitude. Interessante que ao fundo da foto, podemos avistar Pico das Agulhas Negras(2790m) que o 5º ponto mais alto do Brasil, assim como o Morro do Couto(2680m) 8º ponto mais alto e a Pedra do Sino de Itatiaia(2670m), o 9º ponto mais alto. #PROJETO10CUMES

Nenhum detalhe encontrado.

Nenhum detalhe encontrado.

Nenhum detalhe encontrado.

Não há avaliações ainda.

Be the first to review “Travessia da Serra Fina”

Please wait...

Nenhum detalhe encontrado